segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Flora Naturalizada do estado do Rio Grande do Sul


Angelo Alberto Schneider

RESUMO
O presente trabalho é uma contribuição para o conhecimento das espécies herbáceas não nativas e subespontâneas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A terminologia que engloba o tema das plantas introduzidas é abordada, citando-se algumas definições, assim como, é apresentada uma lista com 270 espécies (pertencentes a 52 famílias) herbáceas naturalizadas no Estado, com seus respectivos nomes populares, locais de origem geográfica e modo de introdução. Palavras-chave: plantas introduzidas, plantas ruderais, flora do Rio Grande do Sul.

PDF

sábado, 23 de agosto de 2008

Família Asteraceae no PARNA da Serra das Confusões

Genilson Alves dos Reis Silva (fotos)



Localizado no estado do Piauí, o Parque Nacional da Serra das Confusões é um representante da caatinga brasileira. Foi realizado recentemente o levantamento florístico da família Asteraceae neste local, trabalho realizado pelo nosso colega Genilson Alves dos Reis Silva e colaboradores. Confiram algumas espécies encontradas.

Acritopappus confertus



Acmella uliginosa



Blaivillea dichotoma


Pithecoseris pacourinoides

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nota de ocorrência de Baccharis opuntioides

Ocorrência de Baccharis opuntioides Mart. ex Baker (Asteraceae: Astereae) para a Região Sul do Brasil


Angelo Alberto Schneider
Ilsi Iob Boldrini

RESUMO
Durante o estudo taxonômico do gênero Baccharis L. sect. Caulopterae DC. para a Região Sul do Brasil, Baccharis opuntioides Mart. ex. Baker teve ocorrência confirmada para o estado de Santa Catarina. Descrição botânica, comentários e primeira ilustração desta espécie são apresentados.



Lectotipificação de Baccharis riograndensis

Gustavo Heiden
Angelo Alberto Schneider

RESUMO
Baccharis riograndensis Malag. & J.E. Vidal, uma espécie endêmica do sul do Brasil, foi descrita com base em dois síntipos e dois parátipos. Embora a espécie tenha sido citada em vários trabalhos, nenhuma lectotipificação foi feita até o momento. O estudo do material original em conjunto com a revisão de coleções em herbários confirmou a individualidade do táxon. Baccharis riograndensis é lectotipificada e dados adicionais, incluindo uma descrição diagnóstica, ilustrações, distribuição geográfica e estado de conservação, segundo os critérios da IUCN, são apresentados.

PDF

Novas espécies de Baccharis do Sul do Brasil


Angelo Alberto Schneider

Ilsi Iob Boldrini


Duas novas espécies de Baccharis L. sect. Caulopterae DC . (Asteraceae) que vivem em regiões de altitude do Sul do Brasil são apresentadas: Baccharis apicifoliosa A.A. Schneid. & Boldrini e Baccharis flexuosiramosa A.A. Schneid. & Boldrini.




quarta-feira, 13 de agosto de 2008

59º Congresso de Botânica

Realizado em Natal-RN o 59º Congresso Nacional de Botânica foi um encontro marcante tanto pelo belo visual do litoral quanto da cidade.


Confiram as fotos.

Jantar na pizzaria Cipó Brasil

Vista do Hotel Praiamar




Praia da Pipa e o Forte dos Reis Magos - Natal