sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Vernonia constricta Matzenb. & Mafioleti


Em recente visita ao município de Capão da Canoa foi fotografada Vernonia constricta Matzenb. & Mafioleti, espécie endêmica e classificada como EN - em perigo, pela lista das espécies ameaçadas da flora do Rio Grande do Sul. Fotos de Angelo Schneider.

domingo, 16 de novembro de 2008

Asteraceae de Itapuã RS

A família Asteraceae no Parque Estadual de Itapuã, Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil

Mariane Elis Beretta
Ana Cláudia Fernandes
Angelo Alberto Schneider
Mara Rejane Ritter

PDF

RESUMO: (A família Asteraceae no Parque Estadual de Itapuã,Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil). O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, Rio Grande do Sul, é uma importante área de preservação do Estado, uma vez que abriga remanescentes da vegetação original da região. A família Asteraceae apresenta um grande número de espécies e uma ampla distribuição mundial, sendo que no sul do Brasil ocorre em maior número nas formações campestres. O objetivo deste trabalho é inventariar as espécies de Asteraceae ocorrentes no parque estadual. Para tanto, realizou-se o exame dos exemplares anteriormente coletados no local e depositados nos herbários da região, além de uma revisão de trabalhos efetuados no Parque. Foram registrados dados como hábito, habitates, floração e frutificação. No total foram encontraram-se 162 espécies, distribuídas em 56 gêneros de 13 tribos. A tribo com o maior número de espécies é Astereae (36 espécies), seguida por Eupatorieae (31 espécies). Os exemplares coletados florescem e frutificam principalmente na primavera e no verão (51%) e no outono (46%). A ocorrência de um grande número de espécies, das quais seis ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul, indicam a importância desta Unidade de Conservação para o Estado.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lançamento do CD-ROM Eupatorium


Foi realizado no dia 06.nov.2008 o lançamento do CD-ROM Chave interativa do gênero Eupatorium L. (Asteraceae) no Rio Grande do Sul. O CD apresenta uma chave analítica interativa para a identificação das espécies do gênero Eupatorium L. ocorrentes no estado do Rio Grande do Sul, com chave para gênero e espécies, fotografias, dados de distribuição geográfica e novas citações. A Revista Schneidiana agradece a todos que compareceram ao evento.
Quem quiser adiquirir o CD-ROM deve escrever para angeloschneider@yahoo.com.br